quarta-feira, março 04, 2009

O mar de Beatriz.


Beatriz foi à praia na esperança de encontrar respostas.


Sentou em frente ao mar, num lugar mais vazio do que ela mesma. Afundou lentamente os pés na areia morna daquela tarde de primavera.


Tentou relembrar porque ficara tanto tempo longe daquele, que era pra ela tão importante. O mar é, pra Beatriz, como um tipo raro de amigo. Aquele que trás paz pelo simples fato de existir.


Suspirou e fechou os olhos pra ouvir melhor aquele som quase silencioso. Por um instante, quis ficar ali pra sempre. E então suspeitou que não estivesse vazia, e sim, abarrotada.


Deitou espalhando seus cabelos com cheiro de jasmim na areia. Esta lhe acariciava a bochecha. Já Beatriz apertava-a com as mãos bem cerradas, tentando inutilmente deixá-la mais fina do que já era.


Ficou ali imóvel por um momento. Não tinha idéia de quanto tempo passara, mas isso não importava agora, afinal todos os dias Beatriz encontrava um conceito novo pra tentar entender o tempo.


Em um salto ela ficou de pé e se pôs a dançar. Sem ritmo, sem técnica, sem buscar nada. Beatriz só precisava dançar. Girou com tanta verdade que só parou quando caiu de ombros dentro da água.


Riu e chorou. Tudo junto, na mesma intensidade. E assim, mergulhada no mar, Beatriz foi esvaziando, lentamente. Cada lágrima - com ou sem sorriso - que se misturava na água salgada era um espaço ressurgindo dentro de si.


Beatriz então se deparou com uma resposta. As perguntas eram inúmeras, é verdade, mas aquela resposta lhe bastava por hora. E foi naquele dia que ela finalmente percebeu que jamais esteve sozinha. E que, ao contrário do que ela sempre acreditara, não era o vazio que tanto lhe importunava, e sim, o excesso.

7 comentários:

Ila disse...

Acho que o mar é o que mais me dá saudade... horizonte.... água a perder de vista, sal, ondas...

Adorei o texto. E o excesso às vezes nos deixa meio sem saber como lidar, realmente...

beijos, bonita!

mARINA mONTEIRO disse...

"...como um tipo raro de amigo. Aquele que traz paz pelo simples fato de existir".

lindo raro simples profundo singelo enorme pequeno um mundo un canto uma música ecxessivamente oportuno na vida!!!

me inspirei!

Ligia Gastaldi disse...

Lindoooo!!!
Também tenho no mar uma referência de bem estar.
Muitas e muitas vezes fico momentos só conversando e me aproveitando dele. Acho que não viveria mais longe do mar!
Parabéns mulher....muito bonito mesmo!!!!

Lu Holanda disse...

é cada vez mais necessário um mar em nosso caminho!!!

adoro poder estar por aqui!!!
bjs

Fabiana Lazzari disse...

aiaiai fiquei estasiada!
ADorei...lindo, lindo!

Comadrezita!

Estou te indicando para mais uma brincadeira...outro meme selo..este é literário...vai lá no meu blog e veja as regrinhas...é rapidinho..
Bjocas gata.

Daniel Olivetto disse...

uma vez passei mal num curso de treinamento bem puxado. sentei num canto e fiquei lá ofegando. o cara que dava o curso veio pra mim e perguntou o que tava acontecendo. eu disse "estou sem ar". e ele disse "não está sem ar, você está com ar demais"

pequenas parábolas da vida pós-muderna... rssss...

lindo texto

Jully Fernandes disse...

fiquei com saudade do mar agora.
única coisa que são paulo não pode me dar!
adorei o texto, achei lindo....

beijooo