quinta-feira, março 26, 2009

m.u.d.e.




Sofia olhava atenta o álbum de quando era pequena, digo, muitíssimo pequena, porque Sofia só tem três anos. Apontou uma foto tirada no dia em que nasceu e perguntou, admirando os olhos azuis de sua mãe:
-Mamãe, quem é essa?
- É a dinda, Sofia!
- A dinda?!? (provavelmente com uma daquelas caras de interrogação incrivelmente espirituosas que só ela sabe fazer...)

Achei muito engraçado o fato de ela me achar tão diferente ao ponto de nem me reconhecer. Claro que nesse caso, isso tem a ver com o corte do cabelo, o emagrece- engroda, etc e tal.
Mas aí, isso me fez parar pra pensar como eu mudei. Como eu tenho mudado e como eu quero mudar tanta coisa ainda. Às vezes tenho a impressão de que quanto mais a gente muda, mais vai vendo o quanto ainda tem pra mudar...
Ô!
“É preciso mudar muito pra ser sempre o mesmo”, já diria uma grande melhor amiga.
E é.

Mas não é fácil mudar, principalmente quando a mudança está ligada a hábitos. Demora. E muito, algumas vezes. Não é fácil mudar, porque mudar pressupõe que você vai chegar novamente ao desconhecido, ao novo, e isso, apesar de poder ser bastante excitante, assusta um bocado.

E aí vem comentários/opiniões variadas do tipo: Como você mudou! (em tom básico, averiguando que você realmente mudou); ou: Ai, como você mudou, ta tão chata, era bem mais legal antes (nesse tom aí que você leu); ou quem sabe: Tá diferente, mudou o que? Hum... não sei, mas ta bacana. (num tom de descoberta, por vezes com um sorriso) E por aí vai......
E Caio Fernando soprou agora no meu ouvido...
"Mudei muito, e não preciso que acreditem na minha mudança para que eu tenha mudado".
E é.

Não adianta... nem sua melhor amiga, nem sua família, nem seu travesseiro jamais terá a real noção de tuuuuuudo que passou dentro de você durante esse “processo”. E a gente até pode tentar falar, postar um texto sobre isso, ir na psicóloga, sei lá... mas não adianta: quando a gente muda de verdade, só a gente sabe como é.



4 comentários:

Lu Holanda disse...

Que a mudança cresça e apareça e que fortaleça a fortaleza.
bjão

mARINA mONTEIRO disse...

E é!

Mari disse...

Pode ter certeza. e mesmo sabendo que a gente mudou ainda podemos levar anos tentando entender o que mudou exatamente e por quê...

bjuus!

Fabiana Lazzari disse...

Simmmmmmmmmmm...ontem mesmo tu também falaste...
-Esqueci de te dizer outro dia mas tu estás com outro semblante!!Radiante!
E tu sabes que não é o só o semblante né!!! hahaha
A batalha de vida sempre tem seu lado positivo! "Há males que vem pro bem", não é?
A gente muda a cada dia!! e quando é para melhor...é muito mais legal!
E creio que isto está acontecendo com todas as pessoas...minha mãe diz que o ano de 2009 é especial! Ela tem as teorias dela...mas seja lá o que for...é certo porque vejo meus amigos, todos, mudados e muito mais felizes.
;***MUITO FELIZ!